terça-feira, 19 de maio de 2009

01-08-09-11-03-05-10-13-07-02-12-06-04-14*

*Ou ainda: Aliteração às avessas


Ah, como é bom valsar pelos versos
Rede de delírios dançantes
A partir, pois, do momento mágico
Então tudo faz sentido

Damos as mãos e passeamos pelo portal
Vai e vem da mente
Pra tudo damos um tempo
Gostar e ser assim sem compromisso

O seu sorriso sincero e simples
Em meio q um bosque abobado de pétalas
Ressalva essa sua doçura

Atos de tentativas delirantes
Um pombo pousa no poleiro
Rosa pisoteada, acredite e venha comigo.


É, brotos, cá venho eu, Gabriel, nessa minha primeira postagem. Esse soneto é legal porque tem um tanto número de coisas escondidas dentro dele. Coisas que vão além do que eu costumo esconder. Meio complexo até. Bom, mas tentem achar ;)

5 comentários:

  1. meu bom gab, recebi seu email e passei uma manha inteira tentando encontrar a resposta, pro segundo estava bem óbvia =D mas o primeiro foi complicado ô.o tipo, cheguei quase lá, mas tem algo ai q ainda não bateu >_< formei quase a frase... mas well well, vou esperar um email seu de resposta =)

    ResponderExcluir
  2. Acho que começarei a explicar cada soneto aqui nos comentários deles. Daí caso queiram saber, é só vir pra cá. Mas não prossigam logo de cara ao ver um comentário em algum texto meu, pode ser também meu, explicando a situação, o que acaba com a graça de vocês :D Ok, esse tem um bom número de coisinhas. Na verdade, ele foi mais engenhado matematicamente do que parido naturalmente. À primeira vista temos um título formado por números e um sub-título que diz "Aliteração às avessas". Esses números formam a ordem com que o soneto deve ser lido, formando, então, outro soneto, no caso, esse daqui:

    "Ah, como é bom valsar pelos versos
    Gostar e ser assim sem compromisso
    O seu sorriso sincero e simples
    Ressalva essa sua doçura

    A partir, pois, do momento mágico
    Damos as mãos e passamos pelo portal
    Em meio a um bosque abobado de pétalas
    Um pombo pousa no poleiro

    Pra tudo damos um tempo
    Rede de delírios dançantes
    Atos de tentativas delirantes

    Vai e vem da mente
    Então tudo faz sentido
    Rosa pisoteada, acredite e venha comigo"

    Eu primeiro fiz esse soneto "correto" e depois o escondi invertendo a ordem dos versos. Agora, com o soneto já "de verdade", percebe-se o acróstico que diz "AGOR ADEU PRA VER". Claro, antes não dava, estava fora de ordem. Além disso, cada estrofe, com exceção da última, contém um tipo de aliteração, que foi propositadamente mixada, daí do nome "às avessas". Sem contar o lance da "rosa pisoteada", alusão a vocês-sabem-quem.

    ResponderExcluir
  3. É um gênio, eu tão logo pensei no título que era a ordem correta dos versos! mas vc é tão torto que confundiu minha cabeça com o 15, e eu quase formei o acrostico, foi por bem pouco, to impressionado mon ami =) superou-se again, gostei mto...

    ResponderExcluir
  4. Mas também, não existia "15" algum, eu que errei na hora de misturar. É, fui mexer com número e me ferrei. E não foi a primeira vez que eu me enganei com os versos desse soneto u.u xD Mas nem dá nada, já tá corrigido.

    ResponderExcluir
  5. CARACA, como eu já falei ao gabriel, ficou mto bom !

    ResponderExcluir